sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MARIA MONTESSORI

Maria Montessori é, hoje, homenageada pelo Google em doodle, no dia do seu 142ºaniversário.
Maria Montessori foia primeira mulher a formar-se em medicina, na Itália. Depois da sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a Casa dei Bambini. Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz as conexões corretas.

EXPOSIÇÃO "PONTO DE FUGA"



EXPOSIÇÃO "DO RATO MICKEY A ANDY WARHOL"


A exposição "Do Rato Mickey a Andy Warhol" estará patente ao público, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, a partir de 8 de Setembro, até 12 de Novembro de 1012. 
Esta exposição permitirá que os adultos redescubram várias referências da infância e que as crianças descubram um novo mundo — de cores, formas e linguagens — e se familiarizarem com o processo criativo de alguns artistas contemporâneos. Os livros expostos testam limites, subvertem regras, despertam o sentido lúdico e apelam a um exercício de enorme liberdade criativa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

UM LIVRO UM FILME


"Nos subúrbios de Sydney, em Centennial Park, duas enfermeiras, uma empregada doméstica e um advogado assistem a Elizabeth Hunter (Charlotte Rampling) enquanto, os seus filhos Basil (Geoffrey Rush) e Dorothy (Judy Davis) se reúnem no seu leito de morte. Mas tanto na vida como na morte, a Sra. Hunter mantém-se uma força poderosa em todos os que a rodeiam." 
Baseado no romance do prémio Nobel Patrick White (1973), O Coração da Tempestade é uma impiedosa exploração das relações familiares e das sinuosas expressões de amor e ódio.

sábado, 11 de agosto de 2012

CENTENÁRIO DE JORGE AMADO

Se fosse vivo, Jorge Amado faria 100 anos.
Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Nasceu em Itabuna, no dia 10 de agosto de 1912, e morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001.



Artigo publicado na Revista do Expresso, em 11 de agosto de 2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FEIRA MEDIEVAL EM SANTA MARIA DA FEIRA

Está a decorrer, até ao próximo dia 12, a Feira Medieval em Santa Maria da Feira, este ano dedicada ao rei D. Sancho I.








LEITURA EM TEMPO DE JOGOS OLÍMPICOS

Porque estão a decorrer os Jogos Olímpicos e nem todos podem assistir "ao vivo e a cores", os nossos aliados livros vão permitindo fugas até aos locais mais incríveis. As sensações são as que o leitor quiser!...
Uma sugestão:

"Este ano as festividades do Encontro Anual de Fadas são consagradas aos Jogos Olímpicos do Mundo Paralelo!"

JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, que decorre de quatro em quatro anos, em que milhares de atletas participam em várias competições. 
Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. 
No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional em 1894, imaginando que estes substituiriam as guerras, pelo que os Jogos seriam uma forma de promover a fraternidade entre povos e países. 
Os Jogos têm crescido em escala e são a oportunidade de os atletas alcançarem a fama nacional e/ou internacional. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade (e para o país onde decorrem) de se promover e de se mostrar ao mundo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...