terça-feira, 27 de novembro de 2012

UM CONTO DE NATAL POR DIA

O livro A história de Natal de Auggie Wren, de Paul Auster com ilustrações da premiada ilustradora argentina Isol, é uma história nada convencional mas comovente que envolve uma carteira perdida, uma mulher cega e uma ceia de Natal. 
O que é roubar? O que é dar? O que é uma mentira? O que é a verdade? 
Da contracapa: "Paul Auster compra os seus cigarros holandeses numa determinada tabacaria de Brooklyn, cujo proprietário, de alcunha literária Auggie Wren, tem um curioso hábito: fotografar a sua rua a diversas horas, em diferentes estações, ano após ano. No Natal de 1990, o The New York Times pediu a Paul Auster um conto natalício e será Auggie a inspirá-lo ao contar uma história plena de ternura. Mas a inspiração não tocou apenas a Paul Auster, já que o realizador de cinema Wayne Wang decidiu contactá-lo e propor uma colaboração que acabaria por dar origem ao filme Smoke.



O primeiro parágrafo do livro:

"Ouvi a história ao Auggie Wren. Já que o Auggie não faz lá muito boa figura nela, pelo menos tão boa figura como gostaria, pediu-me que não usasse o nome dele. Fora isso, tudo aquilo da carteira perdida e da cega e do jantar de Natal é exactamente como ele me contou."

O primeiro parágrafo da história contada por Auggie Wren:

"- Foi no Verão de setenta e dois – disse – Entrou-me um miúdo, uma manhã, e pôs-se a roubar coisas na loja. Devia ter aí uns dezanove, vinte anos, e acho que nunca tinha visto na minha vida um ladrão com tanta falta de jeito. (..) Assim que percebi o que é que ele estava a tramar, pus-me aos gritos. Ele largou a correr que nem uma lebre. Fui atrás dele aí até meio do quarteirão, e depois desisti. Ele tinha deixado cair qualquer coisa no caminho, e como já não me apetecia correr mais, baixei-me para ver o que seria."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...