sábado, 12 de abril de 2008

NOVO LIVRO DE MIGUEL MIRANDA

Ontem, dia 11 de Abril, decorreu na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira a apresentação do último livro de Miguel Miranda O Rei do Volfrâmio. A sessão foi aberta pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal e o livro foi apresentado pelo Dr. Strecht Monteiro, amigo do escritor.
Em Portugal há uma tradição de médicos-escritores e Miguel Miranda é mais um exemplo: é médico, chefe de serviço de Medicina Geral e Familiar e autor de muitos livros de variados géneros: romances, contos, policiais e livros infanto-juvenis. A sua vasta obra é já premiada tendo recebido o grande prémio do Conto APE pelo livro Contos à Moda do Porto (1996), o Prémio Caminho de Literatura Policial pelo livro O Estranho Caso do Cadáver Sorridente (1997), o Prémio Fialho de Almeida pelo livro A Maldição do Louva-a-Deus (2001). Além destes, publicou os romances Bailado de Sombras, Livrai-Nos do Mal, Dois Urubus Pregados no Céu, O Silêncio das Carpideiras e ainda os dois livros de contos A Mulher Que Usava o Gato Enrolado ao Pescoço e Como Se Fosse o Último. Os seus livros infantis são A Princesa Voadora e Os Caçadores de Sonhos.
O seu último romance é uma "reflexão sobre a diáspora e as gerações de novos párias". A acção desenrola-se na primeira metade do século XX, época que viveu duas guerras mundiais, altura em que Portugal foi um dos principais exportadores de volfrâmio o que permitiu que muita gente tivesse enriquecido mas sem suporte cultural para gerir sabiamente a fortuna ganha tão repentinamente. Segundo o autor, o livro revela muitas das características e peculiaridades do nosso país. A acção passa-se numa terra do Norte de Portugal (poderia ser em Santa Maria da Feira onde existiu volfrâmio) e, segundo explicou Miguel Miranda, a narração não é linear "há um cruzamento de três estórias e um cruzamento de personagens porque a vida não é uma linha a direito. É o país que fomos e somos onde se misturam o passado e o presente."
Podem-se ler algumas passagens dos seus livros aqui.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...